A Identidade Negra Não Surge Da Tomada

50 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 55 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Enem.

Essa resposta recebeu 109 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Horizonte ou Brejo Grande do Araguaia.

Pergunta

(ENEM) — A identidade negra não surge da tomada de cons- ciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferen- ça biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que co meça com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercan- tilistas com a África, ao tráfi co negreiro, à escravidão e, enfi m, à colonização do continente africano e de seus povos. (K. Munanga. “Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil”. In: Diversidade na educação: refl exões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.) Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afi rmar que A) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente. B) a existência de lucrativo comércio na África levou os por- tugueses a desenvolverem esse continente. C) o surgimento do tráfi co negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil. D) a exploração da África decorreu do movimento de expan- são europeia do início da Idade Moderna. E) a colonização da África antecedeu as entre esse continente e a Europa.

Resposta

Sobre a exploração da África podemos afirmar que:Resposta: (D) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade ModernaExplicação:O texto do enunciado da questão demonstra informações sobre o início da exploração  europeia na África;Os Portugueses iniciaram suas viagens exploratórias através de navegações que tinham como propósito a colonização  do Brasil. Apesar das explorações realizadas não foi a colonização e sim o tráfico negreiro que garantiu grandes lucros a Portugal. A colonização da Africa pelo povo europeu ocorreu somente após a metade do século XIX estendendo-se até a Segunda Guerra  Mundial. Porém, ao final da metade do século XIX a escravidão foi contestada pela Inglaterra, que iniciou movimentos abolicionistas;A partir de pressões abolicionistas surgiram os seguintes movimentos:Lei Eusébio de Queiroz: em 1850;  Lei do Ventre Livre: 1871; Lei dos Sexagenários: 1885; Lei Áurea: 1888;Veja mais sobre abolição das escravatura neste link761351.

Estudantes também estão buscando por

  • Num teste para verificar o aproveitamento de 100 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio,
  • como se caracterizava a divisao social do trabalho na primeira revoluçao industrial? a quem essa
  • diversificação de investimento consiste em que?

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 100 pessoas fizeram isso hoje e 132 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.