Realismo No Brasil E Em Portugal

25 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 33 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Português.

Essa resposta recebeu 133 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Paraíso do Sul ou Itabira.

Pergunta

Realismo no Brasil e em Portugal (resumo)

Resposta

Textos > Teoria LiteráriaTextoRealismo no Brasil e em PortugalO Realismo é uma corrente literária surgida na segunda metade do século XIX, onde a sociedade passava por mudanças profundas, lutas sociais, tentativas de revolução, novas ideias políticas, científicas, filosóficas e artísticas. A obra que marca o início do Realismo mundial é Madame Bovary, de Gustave Flaubert.Na literatura há uma mudança drástica, devido a grande diferença do Realismo para o Romantismo. Segundo Eça de Queirós “[…] o Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenarmos o que houve de mau na sociedade”. A citação de Eça de Queirós, fala sobre as características românticas que eram condenadas pelos realistas, gerando assim, o antirromantismo. Fuga da realidade, culto do eu, viver de idealizações, estas são algumas das características.O Realismo brasileiro se resume a dois grandes autores: Raul Pompeia e Machado de Assis, este conseguiu o maior legado artístico realista, mesmo tendo iniciado suas produções em pleno Romantismo. Percebendo essa mudança de estilo literário, Memórias Póstumas de Brás Cubas representa-a e marca o início do Realismo no Brasil, sendo uma obra polêmica que apresenta críticas à sociedade burguesa do Rio de janeiro. A obra já se mostra realista pela sua dedicatória: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas. Brás Cubas”. O autor fez essa dedicatória, porque é um defunto-autor, ou seja, escreveu a obra depois de morto. .

Estudantes também estão buscando por

  • Em um supermercado, as latas de certos produtos são expostas em pilhas, encostadas em uma parede,
  • ( Kroton) – Responsabilidade social pode ser definida como um relacionamento ético e transparente,
  • o que e simétra penta radiada ?

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 150 pessoas fizeram isso hoje e 24 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.