Eletrons Desemparelhados

37 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 97 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino superior e pertence à matéria de Química.

Essa resposta recebeu 105 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Serranópolis de Minas ou Peixe.

Pergunta

O que são elétrons desemparelhados?? Quando acontece Hibridismo de orbitais?? Como saber quem tem mais potencial de ionização??

Resposta

Cada orbital atômico deve ser preenchido com no máximo 2 elétrons cada, com seus spins em sentidos invertidos, ou seja, emparelhados. Elétrons desemparelhados são elétrons ímpares, eles estão sozinhos em um orbital.A hibridização de orbitais ocorre quando orbitais atômicos diferentes são misturados originando orbitais híbridos equivalentes. Isso ocorre no carbono para efetuar as 4 ligações. Na camada de valência, ele possui três orbitais p, sendo dois deles preenchidos com 2 elétrons desemparelhados e 1 orbital s , preenchido com 2 elétrons emparelhados. Um dos elétrons no orbital s é promovido ao orbital p, ficando assim no total com 4 elétrons desemparelhados: 1 no orbital s e 3 orbital p. Os três orbitais p e o único orbital s são então hibridizados, formando os 4 orbitais híbridos Sp3. Isso ocorre porque a hibridização do orbital confere estabilidade ao elemento; o gasto energético para promoção dos elétrons e hibridização dos orbitais é favorável considerando a estabilidade que o carbono ganha ao participar das 4 ligações de valência completando seu octeto.                               O potencial de ionização é a energia que é necessário fornecer a um elemento químico para remover um elétron mais externo de sua camada. A tabela periódica auxilia para comparar os potenciais de ionização: os valores crescem ao percorrer um período da esquerda para direita (indo dos metais alcalinos para os gases nobres) e ao percorrer um grupo, de baixo para cima.  Ou seja, é mais difícil remover um elétron de um gás nobre do que um metal alcalino, porque a energia é mais alta; bem como é mais difícil remover um elétron de um elemento pequeno do que um elemento grande. .

Estudantes também estão buscando por

  • A distancia entre dois automóveis é de 225 Km. Se eles andam um de encontro ao outro com
  • joão comprou uma tv e resolveu pagar á prazo, pois nao podia pagar a vista. Sabendo que o valor a
  • Qual o m.m.c de 2 e 3?

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 900 pessoas fizeram isso hoje e 690 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.